A Galeria da Casa A. Molder
2020-2024
O projecto da Galeria da Casa A. Molder
O projecto da Galeria da Casa A. Molder começou em Novembro de 2020, em plena pandemia. Termina agora em Março de 2024, depois de 17 exposições feitas.
A loja de filatelia, fundada pelo meu avô paterno, August Molder, em Abril de 1943, e que fez no ano passado 80 anos, fecha definitivamente ao público a 22 de Março de 2024, já esta sexta-feira.
Quase nunca é fácil sentir, no seu final, o entusiasmo que temos ao iniciar algo. Sentir esse entusiasmo do fim é um exercício que exige alguma reflexão.
Ao olhar para trás, vi primeiro todos os convites que fiz aos artistas, as visitas aos seus ateliers, as propostas que me apresentaram e os textos que escrevi para cada uma das exposições. A seguir, as exposições, com os transportes das obras, as montagens, a proximidade com cada artista, e por fim as obras expostas, as inaugurações e o público.
Nada fica esquecido: a particularidade dos artistas nos seus desejos, nas suas obras, nas suas montagens, no discurso, na proximidade, e também socialmente, no abraçar o projecto, na sensibilidade ao espaço.
No projecto da Galeria da Casa A. Molder houve apenas um mote: “O artista é soberano”. Espero que todos os artistas e o público o tenham sentido. E embora tenha criado sozinha este projecto, ao escolher os artistas, ao concorrer a apoios, ao criar o site, fazer e enviar os convites e, claro, escrever todos os textos, não o fiz sozinha e queria muito agradecer em primeiro lugar, e por ordem de exposição, a estes seres generosos que são os artistas, sem os quais não existiria nenhum projecto: Gustavo Sumpta, Ana Catarina Fragoso, Rui Chafes,
Bárbara Fonte, Francisco Tropa, Maria Condado, João Belga, Carla Rebelo, Bruno Pacheco, Sandra Vásquez de la Horra, Carla Castiajo, Mariana Viegas, Joana da Conceição, Rui Sanches, Hugo Brazão, Sara & André e Henrique Pavão.
Não posso olhar para trás sem falar do espaço, pois foi deste que surgiu a ideia do projecto: não só das salas de exposição, onde houve em tempos uma Galeria de Arte comercial, mas da Casa A. Molder, esta loja com oitenta anos de existência, que sempre me pareceu parada no tempo ou mesmo “encantada”, e que viveu no ténue equilíbrio entre decadência e esplendor.
Quero também agradecer a Carmina Correia (infelizmente um agradecimento póstumo) e a Luís Santos por abraçarem este projecto e tão bem receberem o público das exposições, ao Gustavo Sumpta por todo o auxílio prestado, à minha mãe, Maria Filomena Molder, por ser a leitora dos meus textos e a José Gabriel Flores pelas traduções. Um especial agradecimento à Ana Catarina Fragoso pelos bons conselhos e força que me deu para eu avançar com o projecto. À Direcção Geral das Artes pelo apoio financeiro da primeira parte do projecto e à Fundação Calouste Gulbenkian e, em especial, à Câmara Municipal de Lisboa pelo financiamento da segunda parte.
E, claro, um enorme agradecimento ao público que durante quase quatro anos veio ver as exposições!
Foram três (quase quatro) anos de grande aprendizagem, e, sim, sinto um grande entusiasmo por acabar o projecto da Galeria da Casa A. Molder. Sinto entusiasmo por aquilo que foi feito!
Vossa,
Adriana Molder
Aviso sobre a Loja:
Avisamos os nossos estimados Clientes que a Casa A. Molder, fundada por August Molder, vai encerrar definitivamente ao público no dia 22 de Março de 2024.
Foram oitenta anos dedicados à filatelia, mas também à numismática e à arte.
É com alegria, e com o apoio da família Molder, que anunciamos também que Luís Santos abrirá em breve, em seu nome, uma loja de selos em Lisboa, dando assim continuidade a este fascinante negócio que é o “Mundo dos Selos”.
Para qualquer assunto relacionado com a Casa A. Molder e com a nova Loja de Luís Santos, por favor, contactar:
info@filateliamolder.com ou luis.soaressantos@sapo.pt
Luís Santos: 96 213 97 42
A Galeria da Casa A. Molder foi um projecto da artista Adriana Molder, o qual propôs mostrar arte contemporânea, recuperando para tal o espaço de exposições existente na Casa A. Molder, loja histórica de filatelia situada no coração da cidade de Lisboa, na Rua 1º de Dezembro, 101, 3º andar, desde 1943, quando foi fundada por August Molder. O projecto Galeria da Casa A. Molder não teve qualquer intento comercial.
O projecto Galeria da Casa A. Molder teve o Apoio:
Fundação Calouste Gulbenkian
Câmara Municipal de Lisboa
A Galeria da Casa A. Molder situava-se na loja de Filatelia A. Molder, na Rua 1º de Dezembro nº 101- 3º andar. Para marcações qualquer assunto info@galeriadacasaamolder.com.
www.galeriadacasaamolder.com
https://www.facebook.com/galeriadacasaamolder
https://instagram.com/galeriadacasaamolder?igshid=MTF3OXd4NHdkNnN6OA%3D%3D&utm_source=qr
Adriana Molder © All Rights Reserved